Pai santo,
No começo do universo, fostes vós o primeiro trabalhador, construindo este mundo do nada com mãos de artista. E, sendo Pai amoroso, vós nos destes a honra de podermos participar da vossa criação, dando-nos a capacidade de trabalhar.
Quando viestes a este mundo como ser humano, vós vos fizestes a trabalhador na carpintaria de São José. Vós sois o criador de tudo, mas aceitastes ser chamado “filho do carpinteiro”, e assim nos ensinastes como é fundamental que todos tenham trabalho para ter vida em abundância.
Os séculos passaram, e a mensagem do Evangelho se espalhou pelo mundo. Foi assim que, cem anos atrás, aqui, neste mesmo chão que pisamos, trabalhadores de uma Vila Industrial, começaram esta comunidade dedicada ao operário São José.
Por tudo isso e bem mais, Senhor, bendito sejais!
Ao chegar a este ano jubilar, agradecemos pelo passado, mas olhamos, também, para o futuro. Por isso, Senhor, pedimos a graça de sermos, cada dia mais, fiéis imitadores de vosso filho Jesus. Ajudai-nos a sermos mais coerentes com nossa fé, para que todos possam sentir nesta comunidade toda a acolhida de vosso lar em Nazaré.
Que Maria, nossa mãe e que São José, que também é nosso pai, nos animem nessa nossa caminhada, que ainda está só começando. Amém.
Pe. FERNANDO CLEMENTE, MSC