• Comunidade São Roque

Barão de Ibitinga, S/N – Vila Industrial, Campinas – SP, 13035-510

Em 14 de abril de 1914, as famílias de Luis Bueno de Miranda, Luis de Pontes Jr e sua esposa Sra. Susana Bueno de Pontes, doaram ao patrimônio da Diocese de Campinas um lote de terreno na Chácara Lulu de Pontes, situado na rua Antonio Bento, vila Industrial.

Nos termos de doação havia a condição expressa de que nesse terreno deveria ser edificada uma igreja.

Foi assim construída uma capela dedicada a São Roque, cuja inauguração ocorreu em 1917. Segundo depoimentos, o santo protetor contra doenças e epidemias foi escolhido justamente na época em que a cidade sofria ainda as consequências da terrível epidemia de gripe espanhola.

A Capela São Roque, situada ao lado do Colégio Júlio Chevalier, foi totalmente reformada por fora e por dentro a partir de fevereiro de 1996. Sua reinauguração ocorreu no dia 16 de junho de 1996, durante as festas do seu padroeiro São Roque.

• Comunidade São Vicente de Paulo

Rua Sales de Oliveira, 119 – Vila Industrial, Campinas – SP, 13035-270

A Capela São Vicente de Paulo, situada no início da rua Sales de Oliveira, pertence à Paróquia São José.

Por volta de 1910 havia já no local uma pequena capela, adaptada para o culto religioso. Ao lado da capela ficava a Escola São Vicente, com duas salas de aulas para crianças do Jardim da Infância e 1ª e 2ª séries do 1º Grau.

A capela e a escola, com entrada na rua Maria Soares, situavam-se no centro da Vila Vicentina, então constituída por um grupo de casinhas simples, que abrigavam famílias carentes.

Mais tarde, por volta de 1922, a primitiva capela foi ampliada e o terreno murado, colocando-se portão de entrada da Vila Vicentina na rua Sales de Oliveira.

Após nova reforma, surgiu a capela atual, benzida em 12 de agosto de 1956 pelo Arcebispo Metropolitano D. Paulo de Tarso Campos.

As casas receberam muitos melhoramentos, abrigando atualmente o Lar das Senhoras Idosas.