Por 15 contos de réis começamos a existir. O terreno onde está construída a Igreja dedicada a São José tinha esse valor no ano de 1915. Parece pouco, mas na época, era uma quantia volumosa e, só possível, com a ajuda dos fiéis paroquianos. A nossa existência como paróquia e comunidade só foi possível pela graça abundante de Deus, pelo empenho desbravador dos Missionários do Sagrado Coração e pela generosidade e carinho dos que amavam São José. Quanta história nestes cem anos de existência!

Ao ver as fotos, algumas delas você poderá ver neste livro, a história vai se desenhando à nossa frente. Não vivi os primórdios da Igreja, mas sinto-me conectado neste tempo quando vejo as fotografias da sua construção. Penso que cada uma delas foi tirada sem imaginar que um século depois, estaria em nosso meio por esta memória afetiva que nos constrói e nos entrelaça aos afetos daqueles que não conhecemos.

É assim que a história da nossa paróquia se faz. Solidificada na vida de cada pessoa que ao longo dos anos passaram por aqui. Nossas raízes são profundas porque estivemos, estamos e estaremos ligados às gerações. É comum ouvir: “O pai do meu pai casou-se aqui e ainda aqui recebeu o batismo e fez a primeira eucaristia. Hoje, meu neto está aqui atuante na comunidade”; ou “Sabe aquela torre ali? Pois é, tem a coragem e a alegria do meu avô” e assim vamos aprofundando as raízes para que a árvore toda nunca morra.

Somos parte importante de uma história que se confunde com o todo. Partes que não morrem. Foram inúmeros os agentes que deram o suor e sangue para que tudo isso estivesse ainda hoje aqui. É um princípio de humildade trazer em nossa memória aqueles que depositaram aqui os seus sonhos. Para nós, paroquianos, sempre haverá aquele lugar que nos lembra tal pessoa, uma missa em específico, uma data diferente e em cada lugar desta construção está a vida de alguém que já se foi, mas que continua eterno em nossos corações.

Por isso, temos saudade porque somos um, somos uma família que mesmo nas adversidades despoja-se das diferenças e caminha lado a lado. A saudade daqueles que hoje poderiam estar aqui é imensa. Neste século de história foram tantos e tantas que nos deixaram para construir, como diz a canção, a sua morada no céu. Fica aqui o nosso fiel, saudoso, mas esperançoso muito obrigado a todos os que fizeram parte do que podemos celebrar hoje, o nosso Centenário.

Neste livro você vai encontrar muito mais do que palavras que recontam alguns detalhes e avivam a sua memória para o que fomos e para o que ainda está por vir. Você encontrará vidas expostas, felizes e fatos que moldaram o nosso ser como Comunidade. Que cada página virada seja um mergulho num universo diferente, onde tudo foi feito pensando em todos nós, porque a história de uma paróquia nunca morre, mas estreita-se cada vez na vida daqueles que decidem dela participar.

Seja bem-vindo, bem-vinda. Nossa história te espera, mas quer que você fique e, de fato, permaneça conosco. Encontre-se com o passado e vislumbre o que pode sair deste encontro. Estaremos aqui, te esperando, sempre. Boa leitura.

Pe. Air José de Mendonça, MSC

Pároco

Em breve, o livro estará disponível aqui na íntegra.