Curiosidades da nossa história

junho 1921 Criação da Paróquia

Decreto n°1 – Sobre a criação da Matriz de São José da Vila Industrial de Campinas.

O primeiro decreto no Livro Tombo de nossa comunidade trata sobre a criação da Matriz de São José da Vila Industrial de Campinas, em 03 de junho de 1921.

Dom Francisco de Campos Barreto, Bispo de Campinas, cria a Paróquia São José, desmembrando-a da antiga Paróquia Nossa Senhora da Conceição, nossa Catedral. Estão registradas em nosso livro Tombo as palavras do Bispo: “Havemos por bem separar, dividir e desmembrar do Curato da nossa Catedral, o território que, pelo presente decreto, erigimos e canonicamente instituímos uma nova Paróquia, amovível em face do direito, que funcionando na Igreja construída na Vila Industrial pelos padres do Sagrado Coração de Jesus, se denominará São José.”

junho 1921 Criação Livro Tombo

Para registro e guarda da história da Paróquia São José, existe um livro onde constam todas as informações de decretos e acontecimentos significativos, que aconteceram e acontecem ao longo de sua história.

Neste livro que é chamado de Livro Tombo, consta o seguinte texto:

Termo de Abertura do Livro Tombo

Este livro contém 749 páginas e nele se lançarão o título ou decreto de criação da Paróquia e demarcação de limites e toda a história da mesma.

Assinado por: Monsenhor Antonio Reimão, Vigário Geral em 16 de junho de 1921.

abril 1924 - Via Sacra

A Via Sacra, segundo o livro Tombo, foi criada canonicamente aqui na Igreja de São José, em 06 de junho de 1924.

Mas a inauguração da nova Via Sacra em alto relevo, aconteceu no Domingo de Ramos em Abril de 1953.

outubro 1940 - Inauguração Altar Nossa Senhora Sagrado Coração

No dia do Senhor, na missa dominical, sendo o primeiro dia do mês de setembro de 1940, deu-se a inauguração do novo altar de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Como podemos ver nas fotos, o altar foi alegremente decorado com flores e velas. Também a partir desta missa, iniciou-se a novena mensal, oferecida ao Sagrado Coração. Este altar e imagem estão até hoje em nossa Igreja, como podemos ver na lateral direita olhando de frente para o presbitério.

dezembro 1943 Inauguração Capela Mor

A capela Mor, como vemos na foto, foi inaugurada em 19 de dezembro de 1943, com novo Altar de mármore e pintura artística do Presbitério.

A cerimônia foi muito concorrida, conforme registro no Livro Tombo, com sermão feito pelo Superior Provincial dos Missionários do Sagrado Coração.

agosto 1944 Inauguração Altar Sagrado Coração de Jesus

No dia 06 de agosto de 1944, foi celebrada solene missa cantada em ação de graças, com comunhão geral dos fiéis ali presentes, para Inauguração do novo altar lateral do Sagrado Coração de Jesus e a sua nova imagem, com a frase sobre ela: “Rei de todos os corações”. Nas fotos a seguir, podemos ver o altar naquela época, com sua ornamentação com flores e velas. E também a página do livro tombo onde está registrada essa memória. Este altar lateral com a mesma imagem está presente em nossa igreja até os dias de hoje.

dezembro 1951 Inauguração do relógio

A primeira missa celebrada a meia-noite, foi na passagem do ano em 31 de dezembro no ano de 1948. Três anos depois na missa da meia-noite, na passagem do ano, houve a inauguração solene do relógio de fabricação holandesa, da torre da Igreja. Este evento foi acompanhado por toda a comunidade reunida do lado de fora da igreja em festa pela alegria da inauguração do relógio que até hoje orienta toda a comunidade marcando as horas do dia.

Ao longo do tempo o relógio teve algumas modificações na sua máquina, mas é hoje como mostram as duas últimas fotos.

agosto 1952 Novos bancos

Em agosto de 1952, foram colocados os novos bancos em nossa Igreja Matriz de São José. Na foto podemos ver o interior da nossa Igreja como eram os bancos. Os novos bancos foram confeccionados na oficina Nossa Senhora de Fátima, no estado de Santa Catarina. Conforme o Livro tombo: “São eles verdadeiros orgulho da sociedade católica da Vila Industrial e além de tantas outras, mais uma prova de sua generosidade.”

agosto 1956 Novos lustres

Em agosto de 1956 foram colocados 12 novos lustres e foi feita a renovação de toda instalação elétrica. Este melhoramento foi resultado da festa do mês de maio. Uma curiosidade sobre os lustres, é que em cada trio, dois bocais eram originalmente, virado para baixo.

Perto de 20 anos atrás (ano 2000), o Padre Godofredo, com receio de cair alguma lâmpada sobre os paroquianos, pediu ao serralheiro Roberto, que fizesse a mudança, deixando os três para cima. Um trabalho difícil por ser ferro fundido.

1961 Primeiros vitrais artísticos

Nas fotos vemos as janelas da frente ainda sem os vitrais. Entre 1961 e 1962, foram instalados os primeiros vitrais artísticos na Igreja, feitos pelo grande artista Ton Geuer.

No entanto, em 12/08/1976, houve uma forte tempestade de granizo, que durou 8 minutos e destruiu todos os vitrais!

A Igreja ficou em estado lastimável.

O mesmo artista fez então todos os lindos vitrais que vemos hoje, e que são uma obra de arte da nossa Igreja. Ton Geuer já faleceu, mas sua filha Matilda segue o trabalho dele, cuidando dos nossos vitrais.